Um olhar sobre... Ambient’Art

 



Exposição Ambient’Art destaca biodiversidade noturna na ESDJGFA

No passado dia 9 de fevereiro, a Galeria Isolino Vaz, situada na Biblioteca da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, recebeu a inauguração da exposição fotográfica do projeto Ambient’Art, iniciativa promovida pelo Parque Biológico de Gaia e integrada no PCE da EU-EM-REDE: Comigo, Contigo e com o Mundo, no âmbito do PNA.

A exposição apresenta um conjunto de imagens captadas por visitantes do Parque Biológico de Gaia, centradas na biodiversidade noturna e nos ecossistemas que habitam este território. As fotografias convidam a uma observação atenta da natureza durante o período noturno, revelando espécies, comportamentos e interações ecológicas que muitas vezes passam despercebidos.

A sessão inaugural contou com a participação de cerca de 60 alunos, que visitaram a galeria em contexto letivo, acompanhados pelos respetivos professores. A presença dos engenheiros ambientais Cátia Oliveira e José Veludo contribuiu para enriquecer a experiência, permitindo aprofundar a interpretação das imagens e estimular o diálogo em torno de temas como o equilíbrio ecológico, a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Esta iniciativa articula-se com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desafiando os jovens a reconhecer na natureza princípios fundamentais que estruturam a vida em sociedade, nomeadamente o respeito pelos direitos humanos, o valor da organização democrática, a responsabilidade ambiental, a importância das escolhas conscientes e o cuidado com o outro. A observação da biodiversidade noturna assume-se, assim, como ponto de partida para refletir sobre o presente e para projetar futuros mais sustentáveis.

A exposição estará patente na escola até ao dia 27 de março e dará posteriormente origem a novos trabalhos artísticos, que serão apresentados no Parque Biológico de Gaia, em maio de 2026.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mário Soares - 100 anos

À conversa com... José Manuel Teixeira da Silva.