Um olhar sobre... 100 anos de José Cardoso Pires


Um olhar sobre... 100 anos de José Cardoso Pires

         Em 2025 assinala-se o centenário do nascimento de José Cardoso Pires (1925-1998), um dos grandes escritores portugueses do século XX e figura pioneira na renovação do romance pós-moderno em Portugal. A sua influência foi decisiva para autores de gerações seguintes – de entre os quais se destaca António Lobo Antunes – e, nos últimos anos, a sua obra tem vindo a conhecer uma renovada atenção. Esse movimento deve-se não apenas à reedição gradual dos seus livros, que os devolve às mãos de novos leitores, mas também ao olhar crítico que se lhe tem dedicado, como prova a publicação de Integrado Marginal: Biografia de José Cardoso Pires, de Bruno Vieira Amaral (Contraponto, 2021).

Autor de um percurso singular, José Cardoso Pires construiu uma obra em contracorrente, marcada pela ousadia formal e pela exigência estilística. O seu trabalho distingue-se pela precisão da linguagem e por um caráter híbrido, que se revela na permanente convocação de outras artes e meios de expressão, bem como na originalidade com que cruzou diferentes géneros literários.

Clássico, no sentido que Italo Calvino confere ao termo, Cardoso Pires oferece textos que se prestam a sucessivas leituras e que continuam a dialogar com o presente. A crítica tem sublinhado não apenas a forma como o escritor cartografou o contexto político e social do seu tempo, mas também a maneira como deu corpo a arquétipos da cultura portuguesa ainda hoje pertinentes, explorando as tensões entre classes, os mecanismos mentais do poder e a relação íntima do indivíduo com a História.

A sua escrita, feita de rigor, invenção e lucidez crítica, continua a interpelar leitores e investigadores, abrindo-se a leituras renovadas à luz das questões do presente. Mais do que memória literária, Cardoso Pires é hoje uma voz indispensável para compreender a cultura, a história e a identidade portuguesas, na sua permanente tensão entre tradição e modernidade.

Agostinha Monteiro



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mário Soares - 100 anos

Recriar Camões com os alunos do 12ºD