Concurso de Poesia interescolas de Gaia 2024 - Resultados 2.ª fase

 Concurso de Poesia interescolas de Gaia 2024 - Resultados 2ª fase

Parabéns a todos!
Na nossa primeira participação, conseguimos uma menção honrosa no escalão I, com o poema "Saudade" da aluna Mafalda de Castro Caldeira, 11.ºB, e o primeiro prémio no escalão Q (antigos alunos) com o poema "A rapariga que transpirava desenhos", de Bianca Borges Bonaparte.
A entrega dos prémios será realizada no dia 29 de maio, às 14h30, no Auditório da Paróquia de Mafamude.
A BE agradece, uma vez mais, a participação e empenho da nossa comunidade escolar.

Saudade

Saudade, cântico do meu coração, caos na alma passageira, personificação de uma nação: Portugal, em parte e por inteiro.
Saudade, em prantos, invade uma casa, da ausência se faz companheira... De escassas palavras, preenche perpétuos silêncios, nostálgica mensageira, esta memória que se prolonga no tempo.
Saudade, o quarto vazio, mala na mão, medo de ficar sozinho... É luz que corrompe pela portada da janela, iluminando a casa vazia sem odor ou cor, só dor. A voz perene, inquieta, é esta, a lembrança mais humana e a vivência de algo que não se foi.
Saudade, A única morte que vive em mim, mantendo-me à tona da minha própria escuridão.

Mafalda de Castro Caldeira, 11.ºB


A rapariga que transpirava desenhos


Andava eu pelas ruelas do mundo
Desfrutando de quaisquer pedaços
Que me alimentassem a fome da alma.
Passando por mim uma imagem,
Trauteando avenida abaixo,
Cheirando a grafite e a óleo,
Quase que me desdobrando,
Torcendo-me para olhar...

Pareceu-me ver folhas nos seus dedos.
Um mar de azulejos nos seus cabelos.

Retomo a ritmicidade do percurso,
Mas não o repercutir constante do pensamento,
Que agora flui para o transpirar daquele ser.

A natureza desenhada no andar da rapariga.

Bianca Borges Bonaparte

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Semana da Leitura: "A poesia ou mudar a vida", por José Manuel Teixeira da Silva

Palestra "Tempos e Vozes"