Mensagens
A mostrar mensagens de 2023
50 anos da morte de Picasso
- Obter link
- X
- Outras aplicações
A arte desempenha um papel muito importante na formação dos jovens. Nem todos apreciamos a mesma arte, mas há indubitavelmente figuras que marcam gerações. É o caso de Picasso cujo ano de 2023 assinala o 50º aniversário da sua morte. A França e a Espanha celebraram uma parceria para organizar uma série de eventos culturais por toda a Europa e pelos Estados Unidos, dedicada ao legado do artista, que foi apelidado de “A celebração de Picasso 1973-2023”. Nós, também não quisemos deixar esta data em vão. Vem à biblioteca conhecer a obra de Picasso!
MIBE: destaques na BE
- Obter link
- X
- Outras aplicações
No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, decidimos dar destaque a livros que valorizam a leitura e o livro. Assim, incentivamos-te a ler um dos seguintes 10 livros: A menina que não sabia ler , John Harding A rapariga que sabia ler , Frances Hardinge Livro sem ninguém , Pedro Guilherme-Moreira Os livros que devoraram o meu pai, Afonso Cruz O livro dos amores risíveis , Milan Kundera Livro , José Luís Peixoto O livro das brincadeiras , Bernardina Felgueiras O meu livro de Economia , João César das Neves O meu livro de Música , António Victorino d'Almeida Livro para saber o que as raparigas pensam , Rute Moreira
Hora do conto: Descolorização, de Viriato Duval
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Concurso "Escrever é viver III- Crise climática".
- Obter link
- X
- Outras aplicações
O concurso "Escrever é Viver” é uma iniciativa promovida pelo Instituto de Multimédia, em Articulação com a RBE, e dirigida aos estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico, das regiões Norte e Centro, com o objetivo central de os mobilizar para a produção de textos poéticos ou em prosa, sobre temas indicados anualmente. Esta iniciativa tem os seguintes objetivos: - Estimular o gosto pela escrita; ativar o olhar analítico e o espírito crítico dos jovens; motivar os jovens para a expressão dos seus sentimentos; valorizar a criatividade. Ebook Escrever é viver Parabéns a todos os alunos do 8ºG que participaram nesta atividade em parceria com a BE. Ficam aqui os textos selecionados da nossa escola:
Hora do conto: Três personagens transviadas, de Mário de Carvalho.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Escritor do mês: José Saramago
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Este mês, o nosso destaque vai para José Saramago . José de Sousa Saramago (1922-2010) foi um escritor português. Ganhou, em 1995, o Prémio Camões e foi galardoado com o Nobel de Literatura em 1998. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Não deixe de ler as suas obras. Disponível na BE: Romances Manual de pintura e caligrafia Levantado do chão Memorial do convento O ano da morte de Ricardo Reis A jangada de pedra História do cerco de Lisboa O Evangelho segundo Jesus Cristo Todos os nomes A caverna O homem duplicado Ensaio sobre a lucidez A viagem do elefante Caim Peças teatrais Que farei com este livro? A segunda vida de Francisco de Assis Contos Objecto quase Poética dos cinco sentidos - O ouvido O conto da ilha desconhecida A Maior flor do mundo Poemas Os poemas possíveis Provavelmente alegria Crónicas Deste mundo e do outro A bagagem do viajante
Um olhar sobre... Agustina Bessa-Luís
- Obter link
- X
- Outras aplicações
A Biblioteca da ESDJGFA decidiu prestar uma homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís, marcando assim o centésimo aniversário do seu nascimento, com uma singela exposição sobre a sua vida e obra. Não deixes de a visitar! Aos professores que organizaram a exposição, o nosso muito obrigada. A equipa da BE.
Semana da Leitura: Escape room- a vida de Agustina Bessa-Luís
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Ao longo da "Semana da Leitura", os alunos puderam participar no escape room sobre Agustina Bessa-Luís. Foi uma atividade divertida que pretendeu dar a conhecer o peculiar papel que Agustina Bessa-Luís tem na nossa literatura. Muito obrigada aos alunos que participaram e às professoras Manuela Simões, Corina Soares e Olívia Soares.
Semana da leitura: "Para que (me) serve a poesia? com José Manuel Teixeira da Silva
- Obter link
- X
- Outras aplicações
No âmbito da Semana da leitura, que decorre de 27 a 31 de março de 2023, os alunos das turmas do 11ºH e 11ºL assistiram a uma palestra sobre a utilidade ou talvez sobre a inutilidade da poesia, dinamizada pelo nosso querido poeta e professor da escola José Manuel Teixeira da Silva. Foi um momento dinâmico e gratificante, onde cada um pôde beber as palavras do orador para saciar a sua curiosidade e refletir sobre a temática abordada. Agradecemos ao poeta por se ter disponibilizado para partilhar a sua escrita e experiência, assim como à colega Anabela Amaral pela apresentação gentilmente feita do autor.
Vencedor do I Concurso de Escrita: Contos mínimos, aventura ao máximo!
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Hora do conto: O Homem, de Sophia de Mello Breyner Andresen
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Hora do conto: O rapaz que habitava os livros, de Valter Hugo Mãe
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Hora do conto: O teu conhecimento é a tua riqueza, de Agostinha Monteiro
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Hora do conto: O malmequer, de Guerra Junqueiro
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Retirado da obra Contos para a Infância, aqui fica o conto "O malmequer" de Guerra Junqueiro. Para ouvires o conto, clica no link abaixo: O malmequer, de Guerra Junqueiro Abílio Manuel Guerra Junqueiro, conhecido como Guerra Junqueiro , (1850-1923) foi um poeta, prosador, jornalista e político português. Destacou-se como escritor do Realismo, movimento literário que reproduz a ação social e política da segunda metade do século XIX.
Hora do conto: Perplexidade, de Maria Judite de Carvalho
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Para ouvires o conto, clica no link abaixo: Perplexidade, de Maria Judite de Carvalho Obras de Maria Judite de Carvalho (Lisboa 18.09.1921- Lisboa 1998): O Seu Amor por Etel (novela), Lisboa: Movimento, 1967. Flores ao Telefone (contos), Lisboa: Portugália Editora, 1968. Os Idólatras (contos), Lisboa: Prelo Editora, 1969. Tempo de Mercês (contos), Lisboa: Seara Nova, 1973. A Janela Fingida (crónicas), Lisboa: Seara Nova, 1975. Os Armários Vazios (romance), Lisboa: Livraria Bertrand, 1978. O Homem no Arame (crónicas), Amadora: Editorial Bertrand, 1979. Além do Quadro (contos), Lisboa: O Jornal, 1983. Tanta Gente, Mariana (contos), Lisboa: Europa América, 1988. As Palavras Poupadas (contos), Lisboa: Europa América,1988. Paisagem sem Barcos (contos), Lisboa: Europa América, 1990. Este Tempo (crónicas) Lisboa: Editorial Caminho, 1991. Seta Despedida (contos), Lisboa: Europa América, 1995. A Flor Que Havia na Água Parada (poemas), Lisboa: Europa América,1998 (póstumo). Havemos de Rir! (te
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2023
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Os nossos quatro alunos concorrentes do ensino Básico e Secundário, nomeadamente Martim Félix , 7ºB, Inês Simões, 8ºD, Leonardo Berger, 10ºJ, e José Monteiro do 11ºH, participaram neste concurso, tendo passado à segunda fase, os alunos, Leonardo Berger e José Monteiro em representação da nossa escola. Parabéns aos concorrentes e “brilhantes”vencedores.
Concurso de Escrita Criativa da Biblioteca Escolar da ESDJGFA
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Resultados do Concurso Nacional de Leitura- fase de escola
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Concurso Nacional de Leitura - CNL [16.ª edição - 2022/23] Já estão apurados os alunos que representarão o agrupamento na fase municipal do CNL! A todos os alunos que participaram na fase escolar, um agradecimento muito especial, pela atitude, postura e sentido de responsabilidade. Aos professores que ajudaram na preparação do concurso e dos alunos, muito obrigada! Muitos parabéns! São TODOS vencedores!
Eugénio de Andrade - Ofício da Poesia
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Centenário de Eugénio de Andrade É urgente o amor. É urgente um barco no mar. É urgente destruir certas palavras, ódio, solidão e crueldade. A Biblioteca da ESDJGFA celebra, com toda a comunidade educativa, o centenário do nascimento do escritor e poeta Eugénio de Andrade, inaugurando hoje a exposição "Eugénio de Andrade - Ofício da Poesia" com algumas das obras mais emblemáticas do autor. «Há que dizê-lo com as letras todas: Eugénio de Andrade revolucionou a nossa poesia. Até ele a poesia era uma espécie de ponto de passagem para outra coisa, representação de uma realidade anterior ou para lá do próprio poema. Com ele a poesia deixa de ser veículo e torna-se substância de si.» José Tolentino Mendonça "Fui Ave ou Sol ou Flor" "Tu és a Esperança, a Madrugada" "Canção Breve" "